Quais as diferenças entre um recibo e uma nota fiscal?

Quais as diferenças entre um recibo e uma nota fiscal?

Imaginemos o seguinte cenário: você concluiu a entrega de um serviço ou a venda de um produto e, na hora de cobrar por ele, sabe que existe a necessidade de usar um documento que ateste a atividade realizada, bem como o pagamento -- protegendo tanto o prestador de serviços quanto o cliente. 

Na hora de gerar esse documento, porém, surge a dúvida: qual a diferença entre recibo e nota fiscal? Você sabe que é imprescindível emitir a nota para todos os seus serviços, mas o que, de fato, a difere do recibo e muitas vezes torna necessária a emissão de ambos? A Qipu Contabilidade esclarece.

Notas fiscais atestam mais do que o pagamento por um serviço ou produto 

As notas fiscais, sejam elas online ou físicas, atestam mais do que o pagamento por um serviço ou produto oferecido: elas também garantem a posse do comprador pelo serviço que foi comercializado, além de serem fundamentais para a prestação de contas e recolhimento de impostos. Quando uma empresa ou um prestador de serviços emite uma nota fiscal online ou física, ele transfere a propriedade do produto que foi adquirido para o comprador, bem como do serviço que foi prestado. 

O recibo, por si só, não tem essa função: ele se limita a atestar formalmente que uma quantia em dinheiro foi paga por uma atividade realizada. Essa diferença é fundamental, pois é o que torna as notas fiscais necessárias para o transporte de produtos comprados. 

Quem pode emitir notas fiscais? 

Qualquer empresa, microempreendedor e profissional autônomo devidamente registrado como tal junto ao município em que exerce a sua função pode emitir notas fiscais online e físicas. As notas fiscais online podem ser emitidas por um emissor de NFSe (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) e NFe (Nota Fiscal Eletrônica). A primeira é emitida por prestadores de serviços; quando há mercadoria de um produto, é obrigatória a emissão da NFe. 

Um bom emissor de NFSe  NFe pode tornar a sua rotina muito mais prática, já que permite gerar notas fiscais online em minutos. 

Quando devo gerar um recibo?

O recibo também tem sua importância, já que atesta o pagamento por um produto ou serviço. Ele deve ser emitido quando há a necessidade de formalizar um pagamento. Se você não é pessoa jurídica e não é cadastrado como profissional autônomo, o recibo é uma boa maneira de documentar um serviço prestado. Não por acaso, o Recibo de Pagamento Autônomo é uma ferramenta bastante utilizada por empresas para pagar pelos serviços de profissionais que não têm nenhum vínculo com ela, mas que vez ou outra lhe prestam serviços. 

Para ter maior praticidade, você pode usar um sistema gerador de recibos, que fornece um modelo fixo a ser seguido – sendo emitido em poucos minutos. 

Emissor de NFSe e gerador de recibo: conheça o app da Qipu! 

Se você quer ter toda a praticidade em um emissor de NFSe ou gerador de recibo, conte com o aplicativo da Qipu! Nele, você realiza diversas tarefas administrativas para organizar a sua empresa, como controle do fluxo de caixa, emissão de NF, recibos, orçamentos, boletos, e muito mais, pagamento muito menos, com planos a partir de R$ 18,90 ao mês! Navegue pelo site, baixe o app para teste grátis e vá mais longe com a Qipu!

No items found.